top of page

QUEM FOI QUE ALIMETOU O PROFETA ELIAS? Corvos ou Árabes?

Neste estudo veremos quem realmente alimentou o profeta Elias, foram os corvos ou os árabes?


PROBLEMATICA | QUEM FOI QUE ALIMENTOU O PROFETA ELIAS?

Embora muitas pessoas não saibam, mas existe um problema muito grande nesta questão: sobre quem teria alimentado o profeta Elias. Imagine o seguinte cenário: Você chega numa universidade de ciência e lá você diz para seu professor que é doutor em áreas exatas, dizendo: Um corvo alimentou um homem enquanto ele se escondia numa caverna, pelo menos com duas refeições por dia – com pão e carne, você acredita? Qual seria a resposta deste professor? Parece um cenário bem improvável, um corvo alimentando um homem, mas a partir de agora – estudaremos sobre este tema.


OS CORVOS ALIMENTARAM O PROFETA ELIAS? Vamos analisar o texto em português agora, veja: E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem1 Reis 17:4 O Texto em português fica claro que quem alimentou o profeta Elias foi um corvo, mas vamos analisar agora o texto em hebraico, veja:


A palavra usada ali no texto para descrever o corvo é: עֹרְבִים Mas, agora que entra o grande problema, como já sabemos – o hebraico bíblico (o mais antigo) ele não tem sinais massoréticos, sendo assim, esta palavra sem sinal pode significar duas coisas, que são: ערבים = Orvim (Corvos) ערבים = Aravim (Árabes)


QUEM REALMENTE ALIMENTOU O PROFETA ELIAS? Com base no que já estudamos, a palavra ערבים pode ser tanto corvos como árabes, então fica muito difícil afirmar quem realmente foi, eu seria totalmente tendencioso se afirmasse que foi corvos ou árabes, a verdade é que NINGUEM REALMENTE SABE QUEM FOI. Existem muitas teorias e conspiração sobre o assunto, mas ninguém com a verdade, a exegese dos textos bíblicos nos permite fazer uma interpretação, porém apenas isso. Os responsáveis pelas traduções nos primeiros séculos colocaram o “sinal massorético” como “Orvim” – por isso ficou como corvos em nossas traduções, porém não é possível afirmar se foi corvos ou árabes (beduínos).


O FATO MAIS IMPORTANTE Independente se foi árabes ou corvos, o importante que Deus cuidou do profeta Elias, seja com corvos ou não. O milagre em si estava na alimentação do profeta, no cuidado de Deus em relação a Elias, isso que realmente importa para a história…



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page